O BLOG

Pessoal, nesse blog vocês irão ver mais sobre a mitologia grega e romana, toda semana terá uma enquete sobre as postagens para a gente se divertir e se for bem votada farei postagens sobre o assunto. BOA LIDA A TODOS VOCÊS !!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 9 de março de 2011

primeira geração divina


GAIA: Gaia,Géia,Gei ou Gê era a deusa da terra a mãe terra.Segundo Hesíodo no começo surge o Caos, e do Caos nascem Gaia,tártaro,Eros(o amor) e Èrebreo e Nix(a noite).
Gaia sentindo-se solitária e gerou sozinha Urano para cobri-la, assim Urano denominou-se deus-céu casando-se e fundindo-se por um ritual sagrado com sua mãe Gaia.
Tartaro: o tartaro é a obscuridade,o pior lugar que se pode existir, é a mesma distancia entre o céu e a terra e o mundo de Hades e do Tartaro.Pela maioria dos escritores dos mitos,o Tartaro era nascido do caos, mas alguns autores também escreveram que ele era irmão do caos,de acordo com a mitologia as relações de Gaia e o Tartaro geraram as mais terríveis bestas mitológicas incluindo o poderoso tifão.
De acordo com o mito,o Tartaro era mais conhecido como prisão dos deuses inferiores e dos que ousavam a desafia-los.Foi para onde Zeus(Júpiter),Hades(Plutão) e Poseidon(Urano),mandaram os titãs após a titanomaquia.
Pontos:na mitologia grega pontos é o antigo deus pré-olímpico do mar segundo Hesiodo pontos foi gerado por sua mãe igual a Urano,gerada só mente dela.Já Higino escreveu diferente,ele escreveu que gaia teve relaçãoes com Éter, o ar.
Urano:em grego:Ουρανός.Urano era o deus primo "CÉU","FIRMAMENTO".Gerado por Gaia que se sentia sozinha e então resolveu gerar alguém para cobri-la,e assim foram unidos por um ritual sagrado como um casamento.Urano teve vários filhos com Gaia entre eles estavam os Titãs,os ciclopes e os Hecatônquiros(seres gigantes que tinha 50 cabeças e 100 baços).Urano odiava seus filhos e então resolveu aprisionar todos no interior de Gaia.Gaia então libertou seus filhos que revoltaram-se contra seu pai Urano,liderado por cronos o mais jovem titã,eles resolveram arrancar os testículos de Urano então Gaia os ofereceu uma foice para Cronos,então Cronos pegou seu pai de geido e arrancou seus testículos com a foice de Gaia e jogou no mar onde surgiu uma espuma branca e brotou Afrodite(deusa do amor),o sangue de Urano que se deixou cair na terra nasceu os Gigantes,as Erínias e as Melíades.

2 comentários: