O BLOG

Pessoal, nesse blog vocês irão ver mais sobre a mitologia grega e romana, toda semana terá uma enquete sobre as postagens para a gente se divertir e se for bem votada farei postagens sobre o assunto. BOA LIDA A TODOS VOCÊS !!!!!!!!!!!!

terça-feira, 5 de abril de 2011

chronos

chronos ou kairos é a personificação do tempo também podemos chama-lo de Eón e Aión.
os gregos antigos definiam chronos com dois sentidos :chronos era o tempo que podia ser medido,como o tempo de um aniversário para o outro.Kairos(o mesmo deus em nome diferente)é um período de tempo indeterminado para algo acontecer,que os deuses chamava-o de tempo dos deuses.
chronos éra frequntemente confundido com o titã cronos em destaque nos períodos de alexandria e renascentista.
chronos é outro que nasceu por si mesmo é um ser serpentino com três cabeças uma de leão,uma de homem e outra de touro.casou com Ananke(a inventabilidade)numa espiral em volta do ovo primogenito separando,e formando o universo controlado por GAIA(terra),URANO(céu) e PONTOS(mar).
chronos permaneceu como um deus afastado,rodeando o espaço,fazendo com que o tempo caminhasse.Aparecendo em varias ocasiões para Zeus como um homem velho de barba branca e cabelos grandes,embora ele gostava mais de assumir a forma de homens mais jovens.
na mitologia romana ele é Saturno,o planeta que já foi chamado "khronos" pelos astrônomos daquela época.ele era considerado o ultimo objeto celeste visível a olho nú e o planeta mais distante"visível a olho nú".Como ele era o ultimo planeta visível naquela época e mais demorado no sistema de translação(30 anos),os astrônosmos gregos afirmaram que se tratava de do "pai do tempo".daí que os apaixonados em arte daquela época tiraram sobre o velho de longos cabelos e barbas brancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário