O BLOG

Pessoal, nesse blog vocês irão ver mais sobre a mitologia grega e romana, toda semana terá uma enquete sobre as postagens para a gente se divertir e se for bem votada farei postagens sobre o assunto. BOA LIDA A TODOS VOCÊS !!!!!!!!!!!!

domingo, 10 de abril de 2011

Nix e Érebo

Érebo: segundo Hesíodo Érebo era a personificação das trevas ou profunda escuridão,criador das trevas.ele tinha seus domínios sobre tudo que era escuro e sem vida.o predomínio de poder dele era nas regiões de vácuo acima de sua irmã Nix (a noite).
Érebo e nix sua irmã gêmea nasceram do caos como todo ser unicelular nasce de "pedaços".Assim os dois irmãos se tornaram os mais velhos imortais após o caos.
Érebo se juntou a sua irmã Nix e teve dois filhos:Éter(a luz celestial),Hemera(o dia).
Ele tambem é um dos maiores rivais dos deuses que participaram da guerra entre os titãs,pois quando zeus enviou os titãs para o tartaro,Érebo recebeu um chamado para ele ir até o tartaro libertar os filhos de Gaia mas no meio do caminho ele foi surpreendido por Zeus e Hades que com a ajuda de Nix conseguiram enviar ele para as profundesas do rio Aqueronte,a divisa dos mundos.
Nix:é a personificação da noite.Hesiodo afirma que ela é a quinta criatura após o caos:primeiro vem Gaia a mãe terra, tartaro a obscurdade,Eros o amor da criação e erebus a escuridão.
Ela seria a protetora das bruxas e feiticeiras,a rainha dos astros que aparecem a noite.
As bruxas e feiticeiras adoravam ela por que achavam que ela dava fertilidade nas terras para poderem brotar as ervilhas encantadas delas.Nix tamen tinha o ontrole da vida e morte de deuses e humanos.
Nix,igual a Hades tinha um capuz que a tornará invisil,assim ela feis muitas coisas sem ser notadas como colocar Hélios com seus filhos quando os demais titãs tentavam mata-lo.Zeus tinha um respeito grande e temia muita a deusaa da noite,a maioria dos filhos e filhas de nix habitavam o submundo como forças indomáveis que nenhum deus poderia conter.
Nix tambem poderia ser a deusa da morte por ter sido a primeira rainha do submundo,foi ela quem entregou a foice para Gaia que ofereceu para seu filho cronos destronar o pai Urano.Nix era como uma bruxa que conhecia os poderes da imortalidade dos deuses,titãs ou qualquer ser imortal,qualquer hora poderia deixar imortal ou tirar a imortalidade.(mais uma razão para Zeus teme-la.

3 comentários:

  1. Muitoo bom so que ta faltando uma coisa vc nao falou ainda sobre as criaturas mostros mitologico essas coisa por favor pela mãe maria da mitologia aposte sobre o Cerbero mas o blogo ta D+ Alvaro

    ResponderExcluir
  2. Quem escreveu isso ? Uma criança de 5 anos? Volte paa a escola , please

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está se referindo ao vocabulário usado pelo escritor? Por algum erro que ele tenha cometido? Todos erram! Vc mesmo escreveu "paa a escola", virgulou com espaço da palavra anterior, e ainda colocou inglês no final!

      Excluir